Com o passar dos anos, é inevitável, às rugas aparecem. Hoje em dia com várias opções de tratamentos, conseguimos retardar o surgimento das rugas e diminuir o aspecto de envelhecimento da pele. Para começar o tratamento contra as rugas é importante entender que existem dois tipos de rugas, as estáticas e as dinâmicas.
Mas qual a diferença entre elas?
As rugas estáticas são aquelas que não dependem da movimentação muscular para se formarem, são causadas pelo envelhecimento natural da pele e estão presentes permanentemente na face. Geralmente surgem após os 30 anos de idade, ficando mais evidentes depois dos 50 anos.
Já as rugas dinâmicas, conhecidas como rugas de expressão, são formadas pela atividade de contração muscular. Como os músculos estão juntos a pele, a movimentação repetida causa o aparecimento das rugas principalmente na testa, ao redor dos olhos (os famosos “pés de galinha”), e na glabela (região entre as sobrancelhas).
Essas duas classes de rugas frequentemente estão associadas, porém requerem tratamentos diferentes. Por esse motivo e pela ampla opção de procedimentos é importante sempre consultar com um profissional especializado para saber qual a melhor maneira para prevenir e amenizar as rugas.